
Diário de Classe
Quem somos

Carolina Unzelte
Criou o Diário de Classe como trabalho de conclusão de curso para o bacharelado em jornalismo na Universidade de São Paulo em 2020, sob orientação de Eun Yung Park. Trabalhou nas redações de EXAME, Financial Times e SpaceMoney. Estudou comunicação digital na Aix-Marseille Université, na França. Atualmente, é trainee de jornalismo econômico no Estadão.
Nossa missão
Para os alunos:
→ Incluir, na prática, o fazer jornalístico em sala de aula, como proposto pela Base Nacional Comum Curricular, ajudando professores no desenvolvimento das habilidades esperadas durante o ensino médio;
→ Prover ferramentas, como padrões de excelência para jornalistas e jornalismo, para todos os cidadãos, para crítica de mídia.
Para os monitores voluntários:
→ Promover contato entre estudantes, escolas, professores de diversos locais do país, para produção jornalística que leve em conta os anseios, questionamentos e realidades das diversas comunidades escolares;
→ Estimular a autocrítica dos jornalistas, à medida que, no curso, o lugar deles também é de escuta sobre o seu trabalho. A partir da troca com professores e alunos, os profissionais podem conhecer melhor a sociedade a quem devem servir, pensando e produzindo de maneira mais inclusiva.
Para a sociedade:
→ Substituir a desconfiança na imprensa por uma relação transparente, próxima e construtiva para alunos, órgãos de comunicação e sociedade;
→ Fomentar o jornalismo hiperlocal, à medida que estimula a prática jornalística escolar, combatendo o "deserto de notícias" de mais de 60% das cidades brasileiras, conforme dados do Atlas da Notícias de 2019;
→ Incentivar a profissão jornalística entre grupos minoritários e que enfrentam sub representação nas mídias (apenas 3,7% dos apresentadores de TV são negros, por exemplo, segundo levantamento do coletivo de mídia Vaidapé com base na programação do estado de São Paulo).
Quem ajudou a construir o curso
Alberto Cairo, jornalista e Knight Chair in Visual Journalism at the School of Communication of the University of Miami; Bernardo Esteves, repórter da revista piauí; Carlos Eduardo Lins da Silva, jornalista, escritor e professor; Jorge Pedro Sousa, jornalista e pesquisador de jornalismo na Universidade Fernando Pessoa; Marco Grieco, diretor de arte do Expresso; Murilo Garavello, jornalista e diretor de conteúdo do UOL; Samuel Lima, professor de Jornalismo e da Pós-Graduação em Jornalismo (Posjor) da UFSC e pesquisador do objETHOS; Sérgio Dávila, jornalista e diretor de redação da Folha de S. Paulo.
Nossos voluntários
Jornalistas de todo o Brasil, que atuam como monitores nos encontros com os alunos. A partir da manifestação de interesse dos voluntários, eles são familiarizados com o conteúdo e metodologia do Diário de Classe. A partir disso, são designados para turmas online das escolas da rede.